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Transparência Sesi-SP

Perguntas Frequentes (FAQ)

Confira abaixo as perguntas frequentes sobre o SESI-SP. Se ainda assim precisar, você também pode utilizar os contatos das unidades nos estados ou enviar um e-mail.

Os processos seletivos são divulgados na plataforma sesisenaisp.jobs.recrut.ai. Ao acessar a plataforma, o candidato se inscreve no processo de seu interesse. Não são aceitos currículos enviados por e-mail.

É necessário participar de sorteio eletrônico nas unidades e séries com vagas disponíveis, com prioridade para dependentes legais de funcionários da indústria (beneficiários).

Usualmente, o período de inscrição no site do Sesi-SP ocorre entre outubro e novembro, para estudar no ano seguinte. Fique atento às datas, procedimentos e critérios que constam detalhadamente no seguinte endereço: Processo Seletivo SESI-SP.

As reservas de ingresso para os espetáculos teatrais e musicais são disponibilizadas online pelo site Meu SESI

Para saber se a empresa é beneficiária, entre em contato com o SAC através de um de nossos canais de atendimento SAC SESI-SP e informe o número do CNPJ atualizado que consta na carteira de trabalho.

Por determinação legal uma empresa é beneficiária do SESI e do SENAI, quando a atividade por ela desenvolvida é classificada como industrial ou assemelhada. A classificação é feita de acordo com o Quadro de Atividades e Profissões a que se refere o art. 577 do Decreto-Lei nº 5.452, de 1943 (CLT), ressalvado o disposto nos art. 86 a 88 da Instrução Normativa nº 2110, de 17 de outubro de 2022.

A responsabilidade pela classificação é do próprio empresário ou da equipe de recursos humanos de cada empresa, sendo tal providência essencial para o correto recolhimento das contribuições.

O aluno tem direito garantido na escola em que está matriculado. A transferência somente é atendida se existir vaga correspondente na Unidade Escolar de destino.

Não. A inscrição deverá ser realizada somente em uma escola, pelo site do Sesi-SP. Caso seja constatada duplicidade de inscrições, ambas serão canceladas.

Para associar-se, vá presencialmente ao Centro de Atividade mais próximo de você, portando os seguintes documentos: RG, comprovante de residência, CPF, carteira de trabalho, foto 3x4 colorida, certidão de casamento, atestado médico dermatológico para utilização das piscinas, atestado médico clínico (comprovando que pode praticar atividade física) - obrigatório a partir de 70 anos.

Na unidade, você poderá escolher o plano mais adequado para você e/ou seus dependentes. O pagamento do plano pode ser feito via boleto ou presencialmente na pela Secretaria Única. Os endereços e telefones para contato encontram-se disponíveis no site Unidades SESI-SP.

Os serviços oferecidos pelas unidades do Sesi-SP estão à disposição dos beneficiários da indústria, seus dependentes e comunidade em geral, conforme as possibilidades de estrutura física e grade horária de atividades disponíveis nas unidades.

Não. Os dependentes legais dos funcionários da indústria contribuinte do Sesi-SP (beneficiários) deverão participar de sorteio eletrônico.

Entre em contato com o Centro de Atividade mais perto de você e confirme se há vaga disponível. Em caso positivo, vá presencialmente na unidade com os documentos necessários e associe-se no plano que inclui a academia.

Documentos necessários:

  • RG;
  • Comprovante de residência;
  • CPF;
  • Carteira de trabalho;
  • Foto 3x4 colorida;
  • Certidão de casamento;
  • Atestado médico clínico (comprovando que pode praticar atividade física) - obrigatório a partir de 70 anos;
  • Atestado médico dermatológico para utilização das piscinas.

Os endereços e telefones para contato encontram-se disponíveis no site Unidades SESI-SP.

Com o objetivo de oferecer uma jornada educacional acessível e enriquecedora aos que buscam concluir a Educação Básica e não tiveram a oportunidade de finalizá-la, a Nova EJA é um programa que oferece vagas gratuitas para a Nova Educação de Jovens e Adultos (Nova EJA) e EJA Profissionalizante.

A Nova EJA abrange o Ensino Fundamental anos finais (do 6° ao 9° ano) e o Ensino Médio (do 1° ao 3º ano), enquanto a EJA Profissionalizante, em parceria com o SENAI-SP, oferece certificação profissional em um dos cursos disponíveis no programa:

Almoxarife, Assistente de RH, Assistente de controle de qualidade, Controlador e programador de produção, Costureiro sob medida, Desenhista de moda, Inspetor de Qualidade e Operador de computador.

O programa oferece estudos 80% a distância e 20% presenciais. Outro diferencial da Nova EJA e EJA Profissionalizante é o Reconhecimento de Saberes, que identifica e aproveita os conhecimentos formais e informais dos estudantes, permitindo a redução do tempo necessário para a conclusão do curso.

O tempo de conclusão nos dois programas dura até 12 meses, variando de acordo com o estágio de cada aluno.

A idade mínima para ingresso no Ensino Fundamental Anos Finais é de 15 anos; já o Ensino Médio, a partir dos 18 anos de idade.

Dando prioridade aos trabalhadores da indústria, o SESI-SP busca atender ao maior número possível de indivíduos ligados a esse setor. Contudo, o programa também é aberto às demais pessoas que tenham vontade de voltar aos estudos.

A Nova EJA está presente em 48 escolas do Sesi no estado de São Paulo.

Na página Inscrição Nova EJA é possível fazer a inscrição e obter mais informações sobre o programa. Outra forma de contato são pelos telefones 0800 876 8894 e 11/ 98125-6775, das 8:00h às 17:00h, de segunda a sexta-feira.

Existe sim, mas agora segue com o nome Programa SESI Esporte. Todo o trabalho esportivo do Sesi-SP está dentro do Programa SESI Esporte. Nele, as aulas do antigo PAF fazem parte do esporte de Participação, com a iniciação e formação esportiva.

Dentro do Programa SESI Esporte, existem as aulas de Iniciação e Formação Esportiva, que contemplam crianças e jovens de 6 a 15 anos, de forma gratuita. Para mais informações sobre períodos de inscrições e modalidades disponíveis, entre em contato com a unidade do SESI-SP mais próxima.

Para as equipes de base, que estão na fase do aperfeiçoamento esportivo, algumas modalidades realizam peneiras durante o ano. Para mais informações sobre as datas das peneiras e as modalidades disponíveis, siga os perfis das modalidades e unidades do SESI-SP nas redes sociais ou entre em contato com a unidade do SESI-SP mais próxima.

O Sesi-SP desenvolve, anualmente, uma competição exclusiva chamada de Liga SESI-SP. Este é um evento interno do Sesi-SP, onde as equipes de base de 15 modalidades esportivas participam com objetivo de ampliar as experiências esportivas e permitir aos jovens que vivenciem na prática os valores do esporte. Trata-se de um dos maiores eventos esportivos promovidos por uma instituição privada de promoção ao talento esportivo.

Hoje o Sesi-SP desenvolve 25 modalidades esportivas, sendo: 17 olímpicas, Atletismo | Badminton | Basquete | Ciclismo | Futebol Feminino | Ginástica Artística | Handebol | Hóquei | Judô | Karatê | Natação | Polo Aquático | Rugby | Tenis de Mesa | Triathlon | Vôlei | Wrestling 8 paralímpicas, Atletismo Paralímpico | Badminton Paralímpico | Bocha | Goalball | Judô Paralímpico | Natação Paralímpica | Tenis de Mesa Paralímpico | Vôlei Sentado

Faculdade SESI de Educação

É uma instituição de ensino superior voltada para formação de professores, com cursos de graduação em licenciatura por área de conhecimento e reconhecidos pelo MEC, além de cursos de pós-graduação e extensão diversos.

Nós oferecemos os cursos de licenciatura em Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Educação Física, Linguagens e Matemática. Todos possuem duração de 4 anos. As aulas da graduação acontecem no período noturno, porém o aluno deve ter disponibilidade para realizar as horas obrigatórias da Residência Educacional como parte do currículo.

Nossa instituição fica localizada na Vila Leopoldina, no endereço Rua Carlos Weber, 835 – Vila Leopoldina, CEP 05303-902 – São Paulo/SP. Nossos telefones para contato são: (11) 3833-1097 | (11) 3836-7350

Sim, nossos cursos da graduação são 100% gratuitos, desde o vestibular, em que não cobramos taxas de inscrição, até o final do curso, sem cobrança de mensalidades.

As inscrições para o vestibular da Faculdade SESI de Educação acontecem uma vez ao ano, geralmente no segundo semestre. As inscrições são gratuitas e o processo seletivo é realizado em duas etapas:

A primeira fase é a resolução de estudo de caso, e a segunda fase consiste em uma entrevista. Para saber mais fique atento as atualizações nos canais oficiais de comunicação Portal Faculdade SESI de Educação

Qualquer aluno que passar nos requisitos necessários poderão adquirir a bolsa. Assim que o aluno tiver a sua matrícula efetivada ele pode solicitar a bolsa.

O principal requisito para garantir a bolsa é ter uma renda per capita igual ou inferior a um salário mínimo vigente, além de exercer 20h semanais de atividades administrativas na faculdade.

O valor é equivalente a um salário mínimo vigente.

Desde o início do curso, os alunos da Faculdade Sesi SP de Educação participam da Residência Educacional, vivenciando a realidade do ensino em escolas parceiras.

Esta experiência prática, semelhante à residência médica, envolve a observação, experimentação e análise de situações reais de ensino, sempre com a orientação de um supervisor.

As atividades da residência ocorrem no período diurno totalizando 10h semanais obrigatórias.

A faculdade oferece diversos cursos de Pós-Graduação ao longo do ano.

Cada curso tem o seu período próprio de inscrições, assim como valores e condições de desconto específicos. Entre os cursos de destaque estão as especializações em Práticas Educacionais Inclusivas, Gestão Escolar e Robótica Educacional Criativa.

Para se inscrever nos cursos da pós-graduação da Faculdade SESI de Educação, acesse o site e preencha o formulário do curso de interesse, no período indicado de matrículas abertas. Portal Faculdade SESI de Educação

Os processos seletivos para docentes são realizados por meio de edital, publicados na plataforma de vagas do SESI-SP. Para saber mais acesse: sesisenaisp.jobs.recrut.ai

A faculdade oferece diversos cursos de extensão ao longo do ano. Cada curso tem o seu período próprio de inscrições, assim como pré-requisitos de participação. Para saber mais fique atento às atualizações nos canais oficiais de comunicação. Portal Faculdade SESI de Educação

Acesso à Informação

Por meio do formulário eletrônico, bastando acessar o link SAC - Abrir Solicitação preencher seus dados, escrever, de forma clara e objetiva seu pedido de informação, marcar a opção “Não sou um robô” e, em seguida, clicar no botão "Enviar". Um número de protocolo, que possibilita o acompanhamento da demanda, será enviado para o e-mail que registrou no formulário eletrônico.

Além do envio pelo formulário eletrônico acima descrito, você poderá enviar seu pedido de informação pelos outros canais de acesso ao Departamento Regional de São Paulo do SESI:

Telefone: recebido pela equipe de Atendimento Multicanais do Departamento Regional - (11) 3322-0050 ou 0800-055-1000 (telefone fixo de cidades do interior de São Paulo). O atendimento eletrônico funciona 24 horas, todos os dias da semana. O atendimento pela equipe ocorre nos seguintes horários: de segunda a sexta feira (exceto feriados), das 08h00 às 18h20; aos sábados (exceto feriados), das 09h00 às 15h20.

Chat: recebido pela equipe de atendimento multicanais do SENAI-SP. O atendimento eletrônico funciona 24 horas, todos os dias da semana. O atendimento não solucionado pelo chatbot, é recepcionado pela equipe, nos seguintes horários: de segunda a sexta feira (exceto feriados), das 08h00 às 18h20; aos sábados (exceto feriados), das 09h00 às 15h20.

WhatsApp: recebido pela equipe de atendimento multicanais do Departamento Regional de SP - (11) 3322-0050. O atendimento eletrônico funciona 24 horas, todos os dias da semana. O atendimento pela equipe ocorre nos seguintes horários: de segunda a sexta (exceto feriados), das 08h00 às 18h20; aos sábados (exceto feriados), das 09h00 às 15h20.

Presencial: recebido por um atendente, em nossa instalação física localizada no seguinte endereço: Avenida Paulista, 1313, bairro Cerqueira Cesar, São Paulo – SP.

Correspondência: via carta física, podendo utilizar o formulário disponível para download no site do Departamento Regional do SENAI-SP, dirigida para o Serviço de Atendimento do Cidadão, no seguinte endereço: Avenida Paulista, 1313 – 1º andar – bairro Cerqueira Cesar – São Paulo – SP, CEP: 01311-923, de segunda a sexta (exceto feriados), em horário comercial.

A consulta do pedido de informação é realizada por meio da ferramenta disponível no link SAC - Consultar Solicitação Basta informar o número de protocolo no quadro “Protocolo*” e clicar em “Visualizar”.

O número de protocolo é enviado para o endereço de e-mail usado no momento da abertura da manifestação.

As demandas de baixa e média complexidade, sendo as últimas aquelas que exigem esforço de análise e de pesquisa, são respondidas em até 5 dias úteis.

As demandas de alta complexidade, aquelas que exigem esforço maior de análise e de pesquisa, são respondidas em até 20 dias úteis.

Em todos os casos, o demandante receberá uma mensagem via e-mail, informando o prazo padrão de atendimento do SAC, que é de 5 dias úteis.

Caso receba resposta do SAC negando o acesso à informação (parcial ou integralmente), com ou sem justificativa, você poderá recorrer para o responsável superior no prazo de 10 dias úteis, contado do recebimento da resposta.

Se a decisão do responsável superior mantiver a posição inicial do SAC, você poderá recorrer ainda, em igual prazo, para o responsável máximo.

Para recorrer, acessar o link: Ouvidoria SESI, informar o número de protocolo do SAC e descrever, de forma clara e objetiva, as razões do seu recurso.

Os recursos serão sempre apreciados e respondidos em até 5 dias úteis, contados do 1º dia útil subsequente a sua apresentação.

Você deve aguardar o prazo de 30 dias úteis, contado da data do pedido de informação, e poderá apresentar, nos 10 dias úteis subsequentes, recurso, em razão da omissão, para o responsável superior.

Caso o responsável superior não responda em 5 dias úteis, o sistema encaminhará, automaticamente, o recurso para o responsável máximo, que deverá decidir em igual prazo.

O recurso, em razão da omissão do SAC, deve ser enviado por meio do link Ouvidoria SESI e informado o número de protocolo (que foi enviado no momento da formulação do pedido inicial).

Se você busca informações ou quer fazer comentários, sugestões ou reclamações sobre a utilização dos seus dados pessoais pelo Departamento Regional do SESI-SP, entre em contato pelo seguinte canal de acesso: Ouvidoria SESI-SP.

O provimento de vagas no quadro de funcionários do SESI-SP ocorre mediante realização de processo seletivo. Os processos seletivos com inscrições abertas são divulgados no LinkedIn do SESI-SP, e na plataforma parceira sesisenaisp.jobs.recrut.ai.

Basta acessar o portal do Departamento Regional do SESI do Estado de São Paulo.

Telefone: recebido pela equipe de Atendimento Multicanais do Departamento Regional - (11) 3322-0050 ou 0800-055-1000 (telefone fixo de cidades do interior de São Paulo).
O atendimento eletrônico funciona 24 horas, todos os dias da semana. O atendimento pela equipe ocorre nos seguintes horários: de segunda a sexta feira (exceto feriados), das 08h00 às 18h20; aos sábados (exceto feriados), das 09h00 às 15h20.

Chat: recebido pela equipe de atendimento multicanais do SENAI-SP.

O atendimento eletrônico funciona 24 horas, todos os dias da semana. O atendimento não solucionado pelo chatbot, é recepcionado pela equipe, nos seguintes horários: de segunda a sexta feira (exceto feriados), das 08h00 às 18h20; aos sábados (exceto feriados), das 09h00 às 15h20.

WhatsApp: recebido pela equipe de atendimento multicanais do Departamento Regional de SP - (11) 3322-0050. O atendimento eletrônico funciona 24 horas, todos os dias da semana. O atendimento pela equipe ocorre nos seguintes horários: de segunda a sexta (exceto feriados), das 08h00 às 18h20; aos sábados (exceto feriados), das 09h00 às 15h20.

Presencial: recebido por um atendente, em nossa instalação física localizada no seguinte endereço: Avenida Paulista, 1313, bairro Cerqueira Cesar, São Paulo – SP, de segunda a sexta (exceto feriados), em horário comercial.

Correspondência: via carta física, podendo utilizar o formulário disponível para download no site do Departamento Regional do SENAI-SP, dirigida para o Serviço de Atendimento do Cidadão, no seguinte endereço: Avenida Paulista, 1313 – 1º andar – bairro Cerqueira Cesar – São Paulo – SP, CEP: 01311-923.

Ouvidoria: Recebe e dá seguimento às manifestações que dizem respeito a elogios, críticas, sugestões, reclamações, denúncias e, no Departamento Regional de SP do SESI, examina, em grau de recurso, pedidos que não foram atendidos ou resolvidos pelo Serviço de Atendimento ao Cidadão – SAC.

A manifestação pode ser enviada diretamente pelo cidadão, via internet, por meio do preenchimento e envio do formulário eletrônico disponível no site: Ouvidoria SESI-SP.